O plano A – parteiras

Meninas, antes de mais nada, eu queria agradecer de coracao pelos recadinhos carinhosos que voces deixaram no ultimo post. Voces ajudaram a suprir minha carencia de estar vivendo um momento tao especial e talvez unico na minha vida longe de todo mundo ai no Brasil. Obrigada por compartilharem esse momento comigo, mesmo que virtualmente.

Decidi falar um pouco sobre prenatal aqui em Ottawa, pois apesar de conhecer pelo menos 5 maes brasileiras que tiveram seus filhos aqui na cidade, nao existe nenhuma informacao sobre isso na internet. Encontrei alguns blogs de mamaes de Gatineau, mas ai estamos falando do sistema de saude do Quebec, e eh tudo diferente.

Nos nao temos medico de familia, quem acompanha o blog sabe que quando surge algum problema de saude recorremos ao Appletree. Eu nao estava nem um pouco disposta a deixar meu prenatal nas maos do Appletree e antes mesmo de engravidar eu sabia que queria ter o bebe no Montfort Hospital. Primeiro porque o hospital fica literalmente no quintal do predio onde moro e segundo porque ja havia sido antendida la outras duas vezes e nao tive do que reclamar. Eu preferia ser acompanhada por uma parteira (midwife), por acreditar que seja um atendimento mais humanizado e personalizado, onde eu teria oportunidade de tirar todas as minhas duvidas e aprender sobre gravidez, parto e recem nascidos. Sem falar que a parteira acompanha tambem as primeiras semanas do bebe, fazendo visitas a sua casa para saber como tudo esta indo e acompanhar a amamentacao, etc, uma mao na roda pra quem nao tem a familia por perto pra ajudar com o rebento. 

Aqui em Ottawa existem 3 associacoes de parteiras, mas infelizmente havia fila de espera em duas delas e apenas uma tem “privilegios” no Hospital Montfort e essa ficava muito longe pra mim, do outro lado da cidade. Deixa eu explicar melhor essa historia dos “privilegios”. Cada associacao de parteiras tem direito a acompanhar o parto em um hospital diferente, uma eh no Civic Hospital, outra no Montfort e a terceira nao me recordo no momento. Claro que sempre tem a opcao do parto domiciliar, mas convenhamos: sou mae de primeira viagem e moro num apertamento de um quarto, no primeiro andar de um predio cheio de velhinhos. Sabe-se la se eu nao serei escandalosa na hora do parto e causaria meses de pesadelos nos pobres idosos? Ia juntar gente debaixo da minha janela! Melhor nao arriscar. =cP (Brincadeiras a parte, quem quiser saber mais sobre midwives aqui em Ottawa pode me mandar um email, contactei as 3 associacoes e fui prontamente bem acolhida nas 3.)

Pra mim, no final das contas, a praticidade falou mais alto, afinal, serao inumeras visitas prenatais ao longo desses nove meses de gestacao, e eu trabalho full time. Tenho que pensar tambem no meu empregador, sem falar que nao seria nada legal ter que atravessar a cidade dependendo de onibus com um barrigao enorme pra carregar.

No proximo post eu conto sobre meu plano B, que ate agora tem dado super certo.

Beijos e ate a proxima!

1 Comentário

  1. Oi CLaudia,
    conta mais como está sendo essa rotina de grávida, pq mesmo nos encontrando nos fins de semana é pouco tempo para ouvir sua opnião das coisas que vc (vcs) estão vivenciando agora.
    Bjs


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário